Comprar Maquiagem Online

domingo, 2 de novembro de 2014

Maquiagem para as poderosinhas!

Geente, tudo bem?

O Post de hoje é especial e foi feito a pedido da Melanie, minha prima, de 10 anos.

O pedido dela foi: "Faz um post dizendo o que gente da minha idade deve usar de maquiagem?" Então... vamos lá!

Antes de qualquer coisa, quero dizer que eu sou completamente contra a adultização infantil. Estou falando disso aqui:


Isso inclui qualquer tipo de maquiagem, roupa ou comportamento que faça uma criança parecer mais velha, ou adulta. Sou contra porque, além de fazer com que essas pessoas percam uma fase muito importante de suas vidas, as expõem demais a riscos.

Maaasss, temos que lidar com o fato de que cada vez mais novas, muitas meninas são vaidosas. E "travar" completamente essa vaidade (como travar outros gostos pessoais) pode ser ruim para o desenvolvimento delas.

Então, como lidar com isso? Vocês, que estão lendo, podem estar pensando que falar sobre o assunto na teoria é fácil, já que eu não tenho filhos. Mas além de já ter tido essa idade, eu acompanhei o crescimento de muitas meninas, tanto as mais vaidosas, como as molecas, e as "adultas".

Sem mais delongas de tia chata, vamos ao post!

Considerando o que sei sobre produtos em contato com a pele, e sobre o que penso em relação a estilo e beleza, acredito que a primeira regra seja a que vale para todas as pessoas: Não use nada que você não precisa.

(Se você não entendeu a referência dessa imagem, assista ao vídeo aqui.)

Pensando nas pequenas, é ÓBVIO que elas não precisam de NADA no rosto. Maas, vou considerar aqui as pequenas a partir dos 10 anos, ok?
Já percebi que essas meninas, a partir de dez anos, podem ter algumas marcas de acne, e algumas sofrem com isso. Então, além de um tratamento adequado, se for o caso, (de preferência recomendado por um dermatologista), é possível utilizar um corretivo apenas nessas marquinhas para disfarçar. (De preferência, um que o dermatologista também indique).

Não recomendo o uso de base, pó, nem sombras, lápis ou rimel, porque existe uma grande possibilidade de causar alergia e/ou o envelhecimento precoce da pele. Lembre-se que esses cosméticos são maquiagem (isso significa que disfarçam imperfeições, que dificilmente meninas de 10 anos vão ter, e não tratam a pele.) Eles se acumulam no rosto, podem obstruir os poros, enfim. Bonequinha, você não precisa disso. Lápis e Rimel podem acumular no canal lacrimal ou na raiz dos cílios e também causar alergias e incômodos nos olhos.

Mas, tia, por que então você usa maquiagem?

Eu uso (pouca) maquiagem, somente quando vou sair, ou quando é realmente necessário. Tenho optado por cremes hidratantes com cor, BB creams e CC creams em vez de base, e agora comecei a usar produtos anti idade (demorei justamente para não fazer minha pele achar que só deve se renovar quando eu uso essas coisas), apesar de sempre usar protetor solar (que é o melhor anti age que existe!)

A maquiagem que menos vejo problemas é o batom. Claro que resguardando as possibilidades de alergia, é o cosmético mais tranquilo. Mas evite cores que destoem muito da sua pele (afinal, até nas modelos o NUDE é tendência, né?) Glosses e brilhos labiais são muito fofos e geralmente também tem protetor solar.

E o MAIS importante: Não use NADA que seus pais/responsáveis não autorizem. Eles te conhecem melhor do que ninguém, sabem o que pode te fazer mal ou causar alergia. Além disso, conhecem os lugares que você frequenta (ou, pelo menos, deveriam conhecer), e as pessoas que estão a sua volta. Eles só querem te proteger. Fique atenta a isso.

Vale muito mais você ter uma higiene adequada do seu rosto e corpo, usar hidratante/protetor solar, ter um bom comportamento, um bom vocabulário, ser atenciosa, educada e gentil, do que encher a cara de maquiagem.

E se você tem aquela amiguinha que aparece na escola 7:30 da manhã parecendo o Patati (isso vale para as mais velhas também, indo para o trabalho ou faculdade), mostre esse post para ela!


Percebam que vocês tem muito mais para fazer, para viver e para aprender sem maquiagem, sem máscaras e sem focar na beleza exterior!

É isso, meninas... Demorei muito para escrever esse post porque pensei bastante em tudo que eu iria dizer, e não queria agir como outros blogs que vejo que recomendam maquiagens para crianças/pré-adolescentes só porque é isso que elas querem ouvir.

Espero que o que eu escrevi aqui também faça vocês pensarem, tanto as mamães, como as bonequinhas.

Um beijão e até o próximo post!