Acho que não será possível falar sobre tudo em um post só, mas vou tentar resumir ao máximo as informações e deixar tudo bem mastigadinho para vocês.
Também pretendo fazer um vídeo para facilitar
Indo logo ao assunto:
Cronograma Capilar é um programa de cuidados com o cabelo. Sabemos que temos que fazer hidratação no cabelo e achamos que colocar qualquer creme no cabelo é hidratação. Não é bem assim. O cabelo precisa de Hidratação, Nutrição e Reconstrução, vou explicar. Para facilitar vou chamar Hidratação de H, Nutrição de N, e Reconstrução de R em alguns momentos.
Eu não vou citar aqui as milhares de possibilidades para cada fase, vou citar apenas o que eu já usei/experimentei/pesquisei e dar algumas dicas para vocês saberem de que se trata o produtinho que você escolheu. Além disso, não vou falar nesse post sobre cremes sem óleo mineral/parafina, nem shampoo sem sulfato. Explico isso depois, tá?
Hidratação: Serve para repor água no cabelo. Quando o seu cabelo está quebradiço, sem elasticidade (elasticidade natural, tá? Não é elástico tipo chiclete, rs), você pega ou penteia o fio e ele quebra, sem nem esticar, precisa de hidratação. Para escolher um creme de hidratação, procure nele: Pantenol, aloe vera, semi di lino, vitamina B5, quiabo... Como saber o que tem mais ou menos? Em geral, os ativos que aparecem primeiro nos ingredientes estão em maior quantidade no produto.
Sugestões baratinhas e acessíveis:
Uso principalmente os da Bio Extratus e às vezes misturo uma tampinha de Bepantol, ou menos. Também dá pra comprar ampolinhas com Vitamina B5 e misturar no creme. O de algas marinhas serve como hidratação + nutrição leve devido ao óleo, mas como ele tem bastante Pantenol, eu considero como Hidratação.
Nutrição: Serve para repor nutrientes no cabelo. Comida mesmo, sabe? Então se encaixam na nutrição óleos VEGETAIS (não minerais, que só encapam o cabelo), lipídeos e gorduras (manteigas). É a nutrição que segura a hidratação que você fez no cabelo, assim, quem precisa de Hidratação, também precisa de Nutrição. Exemplos de ativos: Manteiga de cacau, manteiga de karité, tutano e óleos em geral, inclusive os de argan. (Não servem aqueles perfumados de farmácia)
Sugestões:
Coloquei só esses porque as formulações são bem parecidas em todos e, na minha opinião, a nutrição é a fase mais fácil de compreender e encontrar sem se confundir. :)
Reconstrução: Para mim, a fase mais complexa e mais difícil de escolher. Descobri a reconstrução (e o cronograma) quando tive um corte químico com cabelos mega elásticos, contei aqui. O que acontece é que, em geral os cremes de reconstrução contam com queratina (não todos), e eu não posso usar queratina (descobri usando, rs). O excesso de queratina deixa os cabelos "duros" e pode provocar a quebra também. Além disso, os cremes funcionam de maneiras diferentes em cabelos diferentes, ou seja, o creme que funciona no meu cabelo como reconstrução, pode funcionar no seu como nutrição e vice-versa. Na prática: Você pode fazer sua Reconstrução com cremes com queratina, adicionar queratina líquida ou fazer reconstrução apenas com proteínas e aminoácidos, que é o que eu faço. Quando fazer: Cabelos elásticos, você puxa e o fio deforma, estica, até quebrar, ou sequer quebra, de tão elástico. Se você colore ou faz química, invariavelmente vai precisar de reconstrução, até mesmo para o seu cabelo não chegar a esse ponto crítico. Ativos: Queratina (ou não), Creatina, Arginina, Lisina, Cisteína.
Sugestões:
Com queratina:
Sem queratina:
Dica: Bem ou mal em algum momento seu cabelo vai precisar da queratina, então, compre uma ampola de queratina (sem óleo mineral, preferencialmente, leia os ingredientes) e uma vez por mês coloque algumas gotas de queratina na sua máscara de reconstrução sem queratina. Assim você não vai precisar comprar duas máscaras de reconstrução. O Shitake pode ser considerado nutrição por muitas pessoas, em mim ele faz o efeito de reconstrução. Para intensificar esse efeito eu coloco algumas gotas de uma ampola de aminoácidos e fica uma beleza.
Importante: Não compre potes gigantes do produto logo de primeira, nem compre mais de uma máscara de cada no susto. Experimente o produto para ver se você vai se dar bem, utilize aqueles sachês para ver se o produto vai combinar com seu cabelo antes de comprar. Peça amostras para as representantes das marcas nas perfumarias e nos sites. Quando seu pote de 200 ou 300 gramas acabar, aí sim você compra outra para testar.
Esse post já está absurdamente gigante, mas tentei resumir ao máximo as informações para vocês. Tudo que escrevi aqui foi baseado em experiência, dicas que coletei no grupo Cronograma Capilar, e de pesquisas na internet. Não tem como citar aqui todas as fontes que pesquisei, mas não roubei texto nem imagem de ninguém, então estou tranquila.
Espero que as informações sejam úteis para vocês.
Vão lá comprar suas máscaras que quando vocês voltarem eu explico como fazer o cronograma propriamente dito.
Beeeijoss e muito obrigada pela paciência em ler tudo isso! rsrs
Amei as dicas são ótimas! Ainda bem que tenho os produtos em casa heee!!! Bjssss!
ResponderExcluir